quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ATIVIDADE COM TA - PECS

A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, dinheiro, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".


A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente.

Exemplo de cartões representando ações



Mais informações sobre o assunto acessar o site
http://www.assistiva.com.br/ca.html



PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICA COM  TECNOLOGIA ASSISTIVA
PECS
OBJETIVO GERAL:
Aplicar  Tecnologia Assistiva-Prancha de comunicação-PECS para facilitar a comunicação dos alunos especiais da oficina profissionalizante na sala de letramento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ampliação do vocabulário
Identificar figuras e relacionar com o significado
Utilizar as figuras para se comunicar.
PÚBLICO ALVO:
Alunos com grande comprometimento psicomotor, afasia, paralisado cerebral, transtornos globais e deficientes intelectuais.
DESENVOLVIMENTO:
Será apresentado aos alunos várias figuras PECS  relacionadas com sua a rotina diária.
Juntos os alunos vão produzir frases e textos/ construir a rotina/ o cardápio do dia do lanche /do almoço. Identificar figuras de objetos e o que significam na rotina: banheiro /escova de dente/ lavar as mãos /estudo /leitura. As atividades com os PECS serão utilizadas durante toda a aula de acordo com os horários das atividades.
Os PECS ficarão na sala a disposição dos alunos diariamente. Para aqueles que possuem comunicação totalmente comprometida que é o caso da aluna U. ela poderá selecionar as figuras referente o que deseja comunicar. Esse material para esta aluna será utilizado como apoio na sua comunicação dentro da sala e nos outros ambientes da escola.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada, utilização de recursos PCS
RECURSOS DIDÁTICOS:
Caixa com PECS, quadro branco, fita adesiva, prancha(carteira)
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo, atividade de longo prazo, será observado a atenção, assimilação da figura /significado, interação com o grupo,  disposição, utilizar as figuras adequadas para se comunicar. Comunicar-se por meio dos PECS principalmente a aluna U.
TEMPO DE APLICAÇÃO:
Até o final do ano letivo.

RELATO DE APLICAÇÃO DE  PECS 


Este texto  tem o propósito de relatar as observações  realizadas durante a aplicação de   Tecnologia Assistiva- TA- Prancha de comunicação - PECS para facilitar a comunicação dos alunos especiais da oficina profissionalizante na sala de letramento.
O objetivo da aplicação é verificar  a progresso da comunicação da aluna U com o grupo. Proporcionar a U.  o uso de PECS como facilitador  de  sua comunicação e melhor entendimento.
U,  tem 27 anos de idade, é do sexo feminino, freqüenta a sala de letramento da Oficina Profissionalizante. Já foi incluída na oficina de culinária mais não se adaptou. Não estuda em escola regular. Não esta  alfabetizada, mas sabe escrever seu nome. Tem dificuldade de memória de curta e longa duração. Diagnosticada ao nascer de afasia e deficiência intelectual. Teve todo o desenvolvimento psicomotor comprometido e com atraso. Andou somente com cinco anos. Durante seu período escolar não falava. Apresenta  grande dificuldade de comunicação. Possui  vocabulário  reduzido. Utiliza de palavras soltas para se comunicar. Usa sempre as mesmas palavras. Iniciou a partir de julho acompanhamento com  fonoaudióloga que concordou com a aplicação dos PECS e disse que vai utilizá-los em seus atendimentos com U.
Ela tem muitas dificuldades de comunicação, na maioria das vezes não consiguimos saber o que quer dizer. Ela costuma ficar irritada quando não compreendemos o que quer falar. Repete toda hora a mesma coisa.  Acredito que com PECS,  vai poder se comunicar melhor  e através da visualização das figuras, lembrar o que deseja dizer. Ela apresenta a memória muito comprometida.
Os PECS foram apresentados aos alunos U,W,D e M.  Eles utilizaram as figuras para montar sua rotina diária. (Desde a hora que acorda até a hora de dormir).
Cada aluno teve que descrever oralmente a sua rotina  armada com os PECS e a dos colegas. Sendo que U possui afasia e apresenta dificuldades graves de comunicação também teve que fazer o seu relato.
Neste momento ela tentou falar palavras que não ousava falar. Ficou diante de uma situação nova. Em muitos momentos parava e dizia “medo”. Ela estava com medo de falar e errar. Foi incentivada o tempo todo pelo grupo, recebeu apoio e a cada acerto era aplaudida e ficava feliz e confiante para tentar pronunciar  a próxima palavra.
A aluna no seu dia a dia  comunica-se utilizando um vocabulário bastante reduzido e infantilizado.
Como por exemplo, papa (alimentar), xixi (banheiro), mama (mamãe), nana (dormir).
Durante as atividade   com os PECS  , U.   viu-se diante da possibilidade de utilizar novas palavras para se comunicar, tentou fazer frases.
Foi desafiador para ela e para mim. A aprendente conseguiu ir além das minhas expectativas e mostrou que é possível desenvolver e melhorar sua comunicação se for estimulada e orientada neste sentido. Os PECS permitiram que U com dificuldades de abstração e memória , diante das figuras melhorasse a sua comunicação com o grupo. Foi um recurso pedagógico muito útil , de fácil manuseio e simples de ser confeccionado. Ficou combinado com U e com o grupo que todos os dias os PECS seriam utilizados em alguma atividade. E que a caixa com as figuras ficaria a disposição de U para que ela usasse na sua comunicação.
 
Material utilizado com a aluna.





 



terça-feira, 25 de outubro de 2011

SESC RIO -SEMANA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2011

*      Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência 2011


                                     
ATIVIDADE DE INCLUSÃO  DO SESC BM

 Os alunos da oficina do horário da manhã foram participar das atividade de inclusão do SESC , no dia 23/09/2011, no horário da manhã. Fui acompanhando as professoras de educação física. Foram  18 alunos. Chegamos no SESC, inicia-se  as atividades entre os alunos deficientes. Em cada quadra realiza uma atividade diferente:  Vôlei especial, zig-zag, arremesso de pelotas, e futebol society. Durante a atividade chegou o Colégio Marcelo  Drable , escola regular ,referência na Educação de Surdos de Barra Mansa. Ela trouxe várias salas de aula com alunos surdos e alunos normais. Quando eles chegaram estamos realizando as atividades com os alunos deficientes das oficinas. Achei muito bacana que os professores conversaram e juntaram todos os alunos, os do Marcelo Drable e os da oficina. E em todas as provas os alunos ficaram misturados e as atividades fluíram muito bem. Teve torcida todos se divertiram muito e ocorreu de fato a verdadeira inclusão. Todos estavam ali participando das atividades e a deficiência deixou de ser um obstáculo. Eles jogavam de igual para igual, todos juntos e misturados.  O mais legal é que as crianças ditas comuns do Marcelo Drable já aprenderam a respeitar  o aluno diferente. A escola e os professores estão de  parabéns por ter em seu espaço escolar a anos a inclusão dos deficientes em sala regular. Essa experiência  vivencial  mostrou e reafirmou o que penso sobre a inclusão. É um processo necessário e importantíssimo a convivência entre  todos os alunos, independente das diferenças , só assim é possível aprender a entender um ao outro e a adquirir o respeito.  

ATIVIDADE DE INCLUSÃO


ATIVIDADE DE VIDA DIÁRIA

Dia 18 foi o aniversário da aluna Úrsula (DI), somente hoje ela foi na aula e a turma composta pelos alunos : Wesley (DI), Elizabete(DI), Daniela (Condutas Típicas), Carla (Baixa Visão),Marinez(condutas Típicas)decidiram  presenteá-la.  Fomos ao centro comercial de Barra Mansa, comprar o presente. Olhamos vitrines. Úrsula no caminho para o centro cumprimento várias pessoas, suas conhecidas e nos apresenta. Eles escolheram a loja para comprar. Entramos e foi àquela farra, pegaram muitos CDS e DVDs. Úrsula pegou o presente o DVD  ao Vivo de Luan Santana.   Acabamos comprando para a sala um Cd de Luan Santana para as aulas de música que ocorre toda  terça-feira. E eles adoram este cantor. Sabem cantar quase todas as músicas. E também compramos  o DVD  Sherek IV , para a sessão pipoca que acontece todas as quintas feiras. Voltamos para a oficina e todos muito felizes e satisfeitos.
As atividades de vida diária são muito importantes para os PNEES , pois para elas envolve a sua inclusão na vida social. Permite que eles participem de atividades comuns como fazer compras, ir a supermercados, lojas, shopping, cinemas, restaurantes e interagir com diferentes pessoas, fazer amigos. Eles aprendem a fazer as coisas sozinhas ou com mais liberdade. Podem escolher o que querem e aos poucos ir conquistando o seu espaço na sociedade.  Atividades essas que para muitos não acontecem.  É de extrema importância que elas sejam realizadas nas escolas e centros de atendimento ao alunado especial. Elas favorecem sua inclusão, e a aquisição da autonomia.

ALGUNS ALUNOS DA OFICINA DE LETRAMENTO

PROJETO SONHO DE NATAL DE BARRA MANSA

DIÁRIO DO VALE
EM BARRA MANSA
Projeto Sonho de Natal completa 5 anos
Publicado em 22/10/2011, às 18h09

Última atualização em 22/10/2011, às 18h09
                                                     Tamires Cabral

Diferença: Sonho de Natal faz a diferença na vida de adolescentes que participam do projeto

Barra Mansa
O projeto Sonho de Natal surgiu com a intenção de gerar renda para jovens carentes de Barra Mansa e já está em atuação no município há cinco anos. Com a proposta de capacitar adolescentes em artesanato natalino, a iniciativa que, além da parceria da prefeitura, do Conselho Municipal da Criança, já inclui adeptos do setor privado está entre os projetos mais conhecidos do município.
Ao todo, já passaram pelo programa mais de 400 adolescentes que são indicados pelo Conselho Municipal e recebem por seu trabalho, além de terem noções de cidadania, palestras sobre meio ambiente, sexualidade e drogas.
Conforme informou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra, Mansa, Luís Antônio Feris, responsável  da prefeitura pelo projeto, os adolescentes são escolhidos com base na necessidade que apresentam e com a renda extra passam a ajudar a família.
- Eles recebem bolsa de R$ 130 mensais, uniforme, lanche e toda a questão de informação necessária ao grupo. Este benefício vai de abril a janeiro e já ajudou a inúmeros adolescentes. O projeto deu tão certo que a cada ano mais empresas aderem e apóiam - contou.
O secretário lembra que, além de ser um projeto social, o Sonho de Natal é também econômico, ambientalmente correto e educacional.
- O interessante do projeto  é que ele envolve vários setores. Em todo ano uma disputa nas escolas é que promove o recolhimento de garrafas pet, principal material usado nas decorações natalinas de acidade. Há premiações para os alunos que mais recolherem o material. A garrafa muitas vezes pararia nos rios, entupiriam as redes de esgoto e acabariam em nossos rios - pontuou.
Para a dona de casa, Lúcia Maria de Jesus o projeto é algo que deveria se expandir e ganhar toda a cidade.
- As decorações de Natal que estes adolescentes fazem são lindas e é tudo de material reciclável. Quando vemos dá emoção, pois não fica devendo em nadas as decorações com outros materiais. Este projeto deveria se tornar maior e crescer por toda a cidade - disse.
De acordo com Féris, hoje estão em treinamento e confeccionando as decorações 50 adolescentes que são divididos em duas turmas.
- Tem um grupo que está nas oficinas pela manhã e outro à tarde. Já confeccionaram este ano peças que estão lotando um galpão no bairro Vista Alegre, por conta disso, eles já estão trabalhando no Parque da cidade. Não conseguimos enfeitar toda a cidade, mas dessa vez a decoração será estendida para além do Centro. Será levada a outros bairros próximos e que tem a concentração de pessoas de todas a cidade – explicou.
Confira a matéria na íntegra na edição impressa do DIÁRIO DO VALE deste domingo (23).

ESTES ENFEITES SÃO DO NATAL DE 2010  FEITOS PELO PROJETO. 
A CIDADE FICA LINDA!!! PARABÉNS BARRA MANSA.




ROMÁRIO E A FILHA IVY

Em entrevista emocionante, Romário fala de sua filha Ivy, criança com Síndrome de Down, e pede perdão à sua esposa Isabelle Bittencourt. “Entendi que ela é uma pessoa importante em minha vida e que vai me fazer feliz”
Em conversa com a jornalista Ana Paula Padrão, o ex-jogador e comentarista esportivo Romário fez revelações de sua nova fase de vida – uma fase mais madura, mais centrada nele mesmo e na família. “Estou com 45 anos hoje; o que posso dizer é que o tempo faz você começar a dar valor a algumas coisas que você, quando mais jovem, nem percebe que elas existem”, declarou. Um dos motivos para esse esclarecimento, ressaltou o atleta, foi o nascimento de sua filha Ivy, hoje com seis anos. “Depois do nascimento desse anjinho aqui, posso dizer que sou um cara menos egoísta, mais tranquilo; sou um pai mais dedicado aos meus filhos”, acrescentou.
Exposição em Madri mostra fotos de crianças  com Síndrome de Down
A menina, que nasceu com Síndrome de Down, foi um grande presente “Os primeiros 10 minutos da notícia que recebi quando a Ivy chegou foram duros, complicado. Logo eu, porque isso? Tive cinco filhos e porque essa veio especial?”, questionou na época. “A ficha foi caindo e cheguei a conclusão de que faltava algo em minha vida para que eu me tornasse uma pessoa feliz, alegre”. A chegada da pequena acabou mudando o jogador em todos os aspectos de sua vida. “Hoje, por conta dessa maturidade, tenho me relacionado melhor, entendido melhor as pessoas”, afirmou. “Papai do céu colocou esse anjinho aqui no meu colo para me fazer bem”.
Aproveitando o espaço da entrevista, Romário abriu o coração e decidiu pedir desculpas á sua esposa, Isabelle Bittencourt, em uma bela confissão de amor. “Talvez eu não tenha sido um bom marido. Aproveito para pedir perdão à minha esposa; entendi que ela é uma pessoa importante na minha vida, que é ela quem vai me fazer feliz”, concluiu.




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Eu tenho alguém especial em minha vida, Otto Luz.

Meu nome é Rita Luz e tenho muitas pessoas especiais em minha vida. Mas hoje, gostaria de falar de meu neto Otto Luz. Minha filha Mariana teve uma gravidez muito complicada, apresentou uma síndrome rara acometida somente no período da gestação, chamada colestase obstétrica e pressão alta. Devido a este quadro, o bebê nasceu prematuro, de 32 semanas, apresentando até então, problemas respiratórios, refluxo, e hipertonia. Ficou na UTI 20 dias após o nascimento, e então foi para casa, tendo várias internações decorrentes de seu problema respiratório. Com quatro meses, descobrimos, em meios as várias internações, que ele tinha um problema grave no coração e tinha a necessidade de fazer uma cirurgia urgente. Foi removido para um hospital especializado na cidade do Rio de Janeiro, antes da cirurgia, ele necessitaria fazer uma outra cirurgia para correção do refluxo e colocar uma sonda alimentar, durante a preparação para este procedimento ele sofreu uma reação a anestesia, que ocasionou em um colapso pulmonar gravíssimo (a cirurgia não pode ser realizada). Precisou ser entubado, entrou em coma induzido por algumas horas além de necessitar de drenagem pulmonar. Como consequência, foi acometido de uma pneumonia grave.Hoje, devido a entubação, talvez, necessite fazer uma traqueostomia.  
Ele foi salvo por um milagre de Deus!
Otto Luz quer dizer: O MILIONÁRIO DA LUZ
Ele chegou mobilizando uma multidão de pessoas e nós descobrimos que temos muitos amigos, que se uniram em uma corrente de orações por ele. 
Ele é muito especial, um LUTADOR, nosso GUERREIRO!
O meu amor, o amor de toda a família! Um menino pra lá de especial em nossas vidas.

Mari, um dia antes do nascimento do Otto.
O grande momento!

Otto com a mamãe, na UTI.
Otto com 2 meses. 


Naldinho (pai) Elua( irmã) e Otto, com 1 mês.

Otto, com 4 meses, dias antes da ultima internação.

Otto hoje, com 6 meses.