terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO SONHO DE NATAL DE BARRA MANSA

DIÁRIO DO VALE
EM BARRA MANSA
Projeto Sonho de Natal completa 5 anos
Publicado em 22/10/2011, às 18h09

Última atualização em 22/10/2011, às 18h09
                                                     Tamires Cabral

Diferença: Sonho de Natal faz a diferença na vida de adolescentes que participam do projeto

Barra Mansa
O projeto Sonho de Natal surgiu com a intenção de gerar renda para jovens carentes de Barra Mansa e já está em atuação no município há cinco anos. Com a proposta de capacitar adolescentes em artesanato natalino, a iniciativa que, além da parceria da prefeitura, do Conselho Municipal da Criança, já inclui adeptos do setor privado está entre os projetos mais conhecidos do município.
Ao todo, já passaram pelo programa mais de 400 adolescentes que são indicados pelo Conselho Municipal e recebem por seu trabalho, além de terem noções de cidadania, palestras sobre meio ambiente, sexualidade e drogas.
Conforme informou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra, Mansa, Luís Antônio Feris, responsável  da prefeitura pelo projeto, os adolescentes são escolhidos com base na necessidade que apresentam e com a renda extra passam a ajudar a família.
- Eles recebem bolsa de R$ 130 mensais, uniforme, lanche e toda a questão de informação necessária ao grupo. Este benefício vai de abril a janeiro e já ajudou a inúmeros adolescentes. O projeto deu tão certo que a cada ano mais empresas aderem e apóiam - contou.
O secretário lembra que, além de ser um projeto social, o Sonho de Natal é também econômico, ambientalmente correto e educacional.
- O interessante do projeto  é que ele envolve vários setores. Em todo ano uma disputa nas escolas é que promove o recolhimento de garrafas pet, principal material usado nas decorações natalinas de acidade. Há premiações para os alunos que mais recolherem o material. A garrafa muitas vezes pararia nos rios, entupiriam as redes de esgoto e acabariam em nossos rios - pontuou.
Para a dona de casa, Lúcia Maria de Jesus o projeto é algo que deveria se expandir e ganhar toda a cidade.
- As decorações de Natal que estes adolescentes fazem são lindas e é tudo de material reciclável. Quando vemos dá emoção, pois não fica devendo em nadas as decorações com outros materiais. Este projeto deveria se tornar maior e crescer por toda a cidade - disse.
De acordo com Féris, hoje estão em treinamento e confeccionando as decorações 50 adolescentes que são divididos em duas turmas.
- Tem um grupo que está nas oficinas pela manhã e outro à tarde. Já confeccionaram este ano peças que estão lotando um galpão no bairro Vista Alegre, por conta disso, eles já estão trabalhando no Parque da cidade. Não conseguimos enfeitar toda a cidade, mas dessa vez a decoração será estendida para além do Centro. Será levada a outros bairros próximos e que tem a concentração de pessoas de todas a cidade – explicou.
Confira a matéria na íntegra na edição impressa do DIÁRIO DO VALE deste domingo (23).

ESTES ENFEITES SÃO DO NATAL DE 2010  FEITOS PELO PROJETO. 
A CIDADE FICA LINDA!!! PARABÉNS BARRA MANSA.




Um comentário:

  1. Muito bacana a iniciativa da cidade. Além de ajudar as crianças, reaproveita o que ia ser jogado fora e deixa a cidade linda!

    ResponderExcluir